“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.“
Lao Tsé
No livro “O caminho do guerreiro pacífico” de Dan Millman, tem uma passagem muito interessante que explica sobre o vazio do conhecimento, quando tal não for aplicado e integrado ao SER da pessoa, por meio da prática e da vivência.
“Sócrates continua e diz: -Assim como a maioria das pessoas, você foi ensinado a conseguir informações fora de si mesmo: dos livros, revistas e autoridades” (ele começa a encher o tanque de gasolina de um carro até transbordar)
-Assim como este tanque, você está transbordando ideias preconcebidas, está repleto de informação inútil. Guarda muitas verdades e opiniões, mas sabe muito pouco sobre si mesmo. Antes de estar apto para aprender, terá, em primeiro lugar, que esvaziar o seu tanque. Você poderia limpar esta sujeira?
-Utilize de todo o conhecimento de que dispõe, mas procure ver suas limitações. Apenas o conhecimento não basta; ele não tem coração. Nem todo o conhecimento do mundo conseguirá nutrir ou sustentar seu espírito, jamais poderá lhe proporcionar a felicidade ou a paz absoluta. A vida exige mais do que conhecimento; ela exige sentimentos profundos e energia constante. A vida requer ação correta, para que o conhecimento tenha vida.
-Sei disso, Soc.
-Esse é o seu problema…você sabe, mas não age. Você não é um guerreiro.“
O Caminho do Guerreiro Pacífico
Sempre ouvimos aquela frase: “Conhecimento é poder” – mas na verdade, o conhecimento só se torna poder quando é USADO e APLICÁDO. Por exemplo, você pode ler 1000 livros de desenvolvimento pessoal e ainda assim continuar sendo a mesma pessoa de sempre.
Você pode ter decorado e memorizado todas as ideias dos 1000 livros de desenvolvimento pessoal que você leu, mas de que adianta tudo isso? São apenas palavras vazias, sem vida – são apenas conceitos e teorias. São apenas palavras.
A única diferença agora é que agora você tem mais ideias e conceitos na sua mente, mas o seu SER não foi transformado pelo conhecimento.
“Conhecimento sem transformação não é sabedoria.”
Paulo Coelho
O que eu quero dizer aqui é que conhecimento não é sabedoria. A sabedoria é o conhecimento em ação. Se você não implementar o conhecimento, ele continuara sendo apenas isso: conhecimento – ele não se transformará em sabedoria.
Por exemplo, você pode intelectualmente saber tudo sobre meditação – todas as técnicas, os métodos, os diferentes tipos de meditação etc. Mas você não tem o mais importante – a experiência direta da meditação.
A meditação não é apenas um conceito ou ideia filosófica. Você deve faze-la e experienciá-la para apreciar o seu valor.
Meditação não é algo que você aprende para debater com alguém ou um conceito que você decora para utilizar numa prova (apenas entendendo intelectualmente).
Se você apenas entender intelectualmente e nunca experimentar o que ela é, será apenas mais uma idéia que você tem na sua cabeça.
É a mesma coisa que você ler um livro sobre paraquedismo e achar que entendeu e sabe de tudo sobre paraquedismo mas nunca foi lá e vivenciou pular de paraquedas.
Portanto a experiência é o mais importante!
Essa frase do OSHO é maravilhosa e mostra muito bem tudo isso que falei:
“Conhecimento é informação, sabedoria é entendimento. O conhecimento é coletado de fora, a sabedoria é um crescimento interior.”
OSHO
Não seja um acumulador de informações! Não ache que essa acumulação excessiva tem o poder de te transformar interiormente! Tudo tem que ser testado e posto em prática. Você precisa experimentar para ganhar sabedoria e crescer interiormente.
Por isso mesmo, temos que manter um equilíbrio entre o consumo de conteúdos e a aplicação!

Existem 4 fases que temos que passar para fazer essa transição do conhecimento (informações de fora que coletamos a assimilamos de diversas fontes) para a sabedoria (quando ele se incorpora no nosso ser e se torna quem nós somos agora):

Podemos aumentar o nosso conhecimento com o conhecimento de outros homens, mas não podemos ser sábios com a conhecimento de outros homens.
Michael de Montaigne
Espero que esse post tenha agregado valor e feito você perceber a importância de não viver somente como um acumulador de teorias e conceitos. APLIQUE-OS, coloque tudo em prática! Só assim a transformação e o progresso acontecem!
Deixe um comentário