O propósito é o caminho mais direto para o poder e a principal fonte de força pessoal – força de convicção e de perseverança. Ter um propósito também ajuda quando as coisas não estão dando muito certo na sua vida. Conhecer as razões pelas quais você está fazendo algo oferece a inspiração e a motivação para dar um suor extra e ter maiores níveis de resiliência.
Quando você está comprometido com um propósito de vida que é maior do que seus problemas, seus problemas se tornam relativamente insignificantes e você os supera com facilidade.
“Aquele que tem um porquê para viver pode enfrentar quase todos os comos”
Friedrich Nietzsche
Viver com propósito é saber aonde quer chegar! Sem propósito, não importa “O que você vai fazer” pois sempre chegará a lugar nenhum. Mas quando você quer ir a algum lugar específico, existe sempre algo que você “deve fazer”, algo que vai levá-lo aonde você tem que ir.
-Pode me dizer, por favor, que caminho devo seguir a partir de agora?
-Isso depende de onde você quer chegar – disse o gato
-Não me importo muito com isso – disse a Alice
-Então, não importa qual caminho seguir
Alice no pais das maravilhas
A receita para resultados extraordinários é saber o que importa para você e tomar doses diárias de atitudes que condizem com isso.
“Onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolhe ser. Porque é em quem você está se tornando a cada dia, baseado nas decisões e nas ações que vem tomando, que está determinando quem você será pelo restante de seus dias.”
Hal Elrod
No livro “The Way of the Superior Man” do David Deida, ele explica brilhantemente sobre o poder que o propósito tem na vida do homem:
“Sem um propósito de vida consciente, o homem fica totalmente perdido, sem rumo e se adaptando aos eventos ao invés de criá-los.
O núcleo da vida de um homem é o seu propósito. Tudo na sua vida, desde a sua dieta até a sua carreira, precisa estar alinhado com o seu propósito, se você realmente quiser agir com integridade e coerência nesse mundo. Se você sabe o seu propósito, o seu desejo mais profundo, então o segredo do sucesso é disciplinar a sua vida em direção a ele, minimizando as distrações.
Mas, se você não conhece o seu propósito mais profundo, então você não pode alinhar sua vida a ele. Como consequência, tudo na sua vida ficará em desalinhamento com o seu núcleo. Você vai ao trabalho, mas já que ele não é conectado ao seu propósito maior, é só um trabalho, uma forma de ganhar dinheiro. Você passa o seu dia com seus amigos e família, mas na verdade não está indo em nenhum lugar.
Ao se desconectar do seu núcleo, você se sente fraco. Porém, quando você sabe o seu verdadeiro propósito, que é o seu desejo mais profundo na vida, todo o momento pode ser uma expressão total do seu desejo central. Dessa forma, todo instante estará preenchido com o poder do seu propósito. Você não estará indo ao acaso, mas estará vivendo verdadeiramente.
Seu propósito deve vir antes do seu relacionamento. Quando um homem compromete o seu propósito colocando o seu relacionamento em primeiro lugar, ele se enfraquece, trai o universo e sua mulher, pois ele não está sendo autêntico. Sua missão é sua prioridade. Enquanto você não conhecer sua missão e ainda não estiver alinhado sua vida a ela, você se sentira vazio e incompleto. Sua presença no mundo será enfraquecida.“
David Deida
O Dr. Martin Silgman, ex presidente da Asociação Americana de Psicologia, acredita que existem cinco fatores que contribuem para a nossa felicidade: Emoção positiva e prazer, conquistas, relacionamentos, engajamento e significado. Destes, ele acredita que o engajamento e o significado são os mais importantes.
Se nos tornamos mais engajados no que fazemos, encontrando maneiras de trazer mais sentido para nossas vidas, estaremos no caminho mais certo para encontrar felicidade duradoura.
“A alma que não tem um propósito fixo na vida está perdida; estar em toda parte é não estar em lugar nenhum.”
Michel de Montaigne
A maioria de nós não tem ideia do que queremos fazer da vida. É uma luta pela qual quase todo adulto passa. “O que eu quero fazer da minha vida?” “Qual é minha paixão?”
“Algo sobre as pressões sociais da adolescência e as pressões profissionais da juventude adulta espreme a paixão para fora de nós. Somos ensinados que a única razão para fazer algo é se formos de alguma forma recompensados por isso. E a natureza transacional do mundo inevitavelmente nos sufoca e nos faz sentir perdidos ou presos.“
Mark Manson
Todos nós estaremos nesta terra apenas por um período de tempo indeterminado. Durante esse tempo, fazemos coisas. Algumas dessas coisas são importantes. Alguns deles não são importantes. E são essas coisas importantes que dão sentido e felicidade às nossas vidas. As coisas sem importância são apenas distrações, que não acrescentam realmente significado as nossas vidas.
Então, quando as pessoas dizem: “O que devo fazer da minha vida?” ou “Qual é o propósito da minha vida?” o que eles estão realmente perguntando é: O que eu posso fazer, com o meu tempo que tenho aqui, que seja importante?
É claro que você não vai resolver todos os problemas do mundo por conta própria, mas você pode contribuir e fazer a diferença. E esse sentimento de fazer a diferença é, em última análise, o que é mais importante para a sua própria felicidade e realização.
Você deve começar a se mexer e descobrir o que é importante para você – ninguém pode descobrir isso por você!
Quando as pessoas sentem que não têm um senso de direção, nenhum propósito em suas vidas, é porque não sabem o que é realmente importante para elas.
Descobrir o “propósito” de uma pessoa na vida basicamente se resume a encontrar aquelas uma ou duas coisas que são maiores do que você, e maiores do que aqueles ao seu redor, valores que irão determinar suas prioridades e guiar suas ações.
Não se trata de uma grande conquista, mas apenas de encontrar uma maneira de gastar bem o seu tempo limitado, fazendo algo que você considere importante e significativo.
Muitas vezes, as pessoas também podem sentir que é tarde demais para descobrirem seu verdadeiro propósito. Eles acreditam que estão muito velhos ou muito estabelecidos em sua vida atual. Isso, no entanto, raramente é verdade.
Nunca é tarde demais para começar a fazer o que te faz feliz e a crença de que é tarde demais nada mais é do que uma crença limitante.
Para facilitar essa investigação, reuni uma série de dicas e perguntas para ajudá-lo a descobrir por si mesmo o que é importante para você e o que pode adicionar mais significado à sua vida.
Algumas dicas de como encontrar seu propósito
Encontrar o seu propósito/missão não é algo que ocorre rapidamente. Eu diria que é um processo que se desenrola durante a sua vida inteira. O processo requer muita autorreflexão, exploração e coragem! Você também pode descobrir que seu propósito muda com o tempo e isso é normal! Ele não é algo fixo e imutável – na verdade ele vai evoluindo e se desenvolvendo com o tempo, conforme você for crescendo e amadurecendo como pessoa.
Grandes perguntas são o caminho para grandes respostas. Selecionei algumas grandes perguntas que você pode se fazer para começar a tomar consciência de seu propósito:
- Qual é a única coisa que posso fazer na minha vida que faria mais sentido para mim e para o mundo de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?
- Se você soubesse que iria morrer daqui a um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?
- Se você pudesse fazer qualquer coisa agora e dinheiro não fosse um problema para você, o que você faria? O que você faria se tivesse 100 milhões de reais na conta?
- No que você é bom? Quais são os seus talentos, interesses? O que você faz no seu tempo livre? No que as pessoas te elogiam e te dão um feedback positivo? O que você faz que parece ser sem esforço, leve e que, quando você faz, você perde a noção do tempo?
Outras dicas para você descobrir seu propósito são:
- Escolha o seu sacrifício: Tudo inclui algum tipo de custo. Nada é prazeroso ou agradável o tempo todo. Então, a questão é: que luta ou sacrifício você está disposto a tolerar? Em última análise, o que determina nossa capacidade de permanecer e persistir em algo com que nos importamos é nossa capacidade de lidar com as dificuldades e enfrentar os inevitáveis dias ruins.
- Explore seus interesses: Veja o tipo de livros e conteúdos, informações e atividades que você gosta de fazer.
- Saia de sua zona de conforto e experimentar novas coisas. Muitas vezes ficamos presos em nossas rotinas. Nós nos distraímos. O sofá é confortável. Os Doritos são gostosos. E, dessa forma, nada de novo acontece. Ficamos presos ao “familiar”, deixando de explorar novas possibilidades.
- Olhe para o mundo e veja o que ele precisa: Caso você não tenha visto as notícias recentemente, o mundo tem alguns problemas. Portanto, escolha um problema e comece a salvar o mundo. Há vários problemas – nossos sistemas de educação bagunçados, desenvolvimento econômico, violência doméstica, saúde mental, corrupção governamental etc.
- Investigue sobre sua infância: Todos nós temos a tendência de perder o contato com o que amávamos quando criança. Que paixão de infância você perdeu para a idade adulta? Quais atividades você gostava de fazer quando criança? Talvez desenhar? Escrever histórias? Criar coisas? Esse é um ótimo ponto de partida para sua investigação!
- Abrace o constrangimento. Sentir-se tolo faz parte do caminho para alcançar algo importante, algo significativo. Se você quiser vencer, precisa estar disposto a ser julgado pelo outros. Tem uma frase de Epicteto que diz o seguinte: “Se quiser melhorar, fique contente ao ser considerado tolo e estúpido“. Muitas pessoas deixam de seguir sua paixão pois ficam com muito medo de serem julgadas pelos outros. Porém, se você continuar com essa mentalidade medrosa, nunca vai fazer o que é realmente importante para você. Dessa forma, sua vida vai ser inautêntica e de segunda mão, seguindo opiniões e valores de outras pessoas. Como Osho disse: “Nunca tenha medo da opinião das outras pessoas. Essa é a maior escravidão do mundo“
- Siga sua intuição: Felizmente, todos nascemos com uma bússola interna que nos diz se estamos ou não no caminho certo para encontrar nosso verdadeiro propósito. Essa bússola é nossa experiência de felicidade ou alegria. Se você gosta do que está fazendo e isso o satisfaz, você está no caminho certo. Se não, é hora de reajustar seu curso.
- O que você não quer fazer?: Estabeleça o que você não quer na sua vida. Sabendo o que você não quer, fica mais fácil para se orientar ao que você quer. Por exemplo: “Eu não quero ter que trabalhar para alguém, preso num escritório e ficando sentado o dia inteiro.” Isso já é um ótimo primeiro passo! Faça uma lista das coisas que você não quer na sua vida.
- Que desafios, obstáculos e traumas que você superou? Quais são as experiências únicas que você teve que te moldaram? Como você pode ajudar outras pessoas a superarem os mesmos problemas que você teve?
Considerações Finais
Depois de ter mais clareza sobre o seu propósito, comece a alinhar sua vida inteira em direção a ele (afinal, ele é coisa mais importante de sua vida). Comece devagar, você não precisa mudar sua vida rapidamente e as pressas – Apenas acorde todo o dia com a intenção de integrá-lo cada vez mais em sua vida.
Preste atenção ao feedback que você está recebendo de outras pessoas, os resultados que você está produzindo, e também em como você está se sentindo. Sua intuição lhe dirá se você está no caminho certo!
Espero que esse post tenha agregado valor a você! Se você ainda não conhece o meu canal no Youtube e quer receber mais conteúdos inovadores transformadores, não deixe de dar uma olhada e inscrever lá! (clique aqui para acessar). Compartilhe esse post com alguém que possa se beneficiar! E se tiver alguma duvida e sugestão, não deixe de comentar aqui embaixo… Valeu a até a próxima!
Deixe um comentário