Mesmo sem você perceber, suas expectativas podem estar minando sua felicidade. Quando você é controlado por suas expectativas, você não consegue ser livre no momento presente.
As expectativas fazem com que toda experiência que você tenha seja interpretada no contexto de um futuro esperado. Por exemplo: um empresário workaholic – ele pode estar viajando, no seu período de férias, mas não consegue realmente experienciar o momento presente, de realmente curtir o seu período de relaxamento, pois está ansioso e nutrindo expectativas acerca de um resultado de uma transação financeira que sua empresa realizou.
Quando isso acontece, toda a alegria, que só se encontra disponível no momento presente, fica obscurecida por essa insana agitação mental sobre o que poderá acontecer no futuro. Com isso, perdemos a alegria da vida e ficamos nos torturando mentalmente, criando diversos cenários hipotéticos sobre o que poderá acontecer.
Você pode sentir como isso é escravizador para você? Seria uma coisa se de fato você pudesse controlar o futuro, mas é esse o caso? Eu suspeito que não.
As expectativas são quase sempre o resultado do que no budismo é chamado de “mente desejosa”. Essa mente desejosa é movida pelo desejo, aversão e ansiedade; cria uma ilusão de solidez e controle em um mundo que está em constante mudança e se desdobra independentemente de como acreditamos que ele deveria se desdobrar.
O controle é uma ilusão – é uma tentativa da mente se sentir segura sobre a incerteza que é a vida. A mente cria projeções sobre o futuro, tentando controlar e adivinhar possíveis cenários que irão ocorrer. Só que o futuro não existe realmente.
Como Eckhart Tolle diz no seu livro “O poder do agora”:
“Você alguma vez já vivenciou, realizou, pensou ou sentiu algo fora do agora?
Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora. Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o Agora. Quando pensamos sobre o futuro, fazemos isso no Agora.
Obviamente o passado e o futuro não tem realidade própria. A realidade do passado e do futuro é “emprestada” do Agora.
Podemos sempre lidar com uma situação no momento em que ela se apresenta, mas não podemos lidar com algo que é apenas uma projeção mental. não podemos lidar com o futuro”
Eckhart Tolle
Como descobrir se você tem expectativas ocultas em sua vida?
Se você tiver aspectos em sua vida em que experimenta decepção, ressentimento, remorso, opressão, raiva, letargia, essencialmente em qualquer lugar em que você se sentir desanimado ou tiver qualquer emoção supressiva, você nutre expectativas.
Qualquer lugar onde você simplesmente não seja você mesmo, verá que a realidade desse aspecto de sua vida está um pouco aquém do cenário que tinha previsto em mente. Se você anda decepcionado com seu casamento perceba que existe um abismo entre suas expectativas sobre como o casamento deveria ser e como ele é de fato.
Evite expectativas desnecessárias. Muitas das dificuldades e complicações de sua vida resultam das expectativas que você tem ou teve. A própria raiva foi um produto das expectativas. O abismo entre como as coisas são e como deveriam ter sido.
Você tem a silenciosa expectativa de que as pessoas vão ser agradáveis, esperam que digam a verdade e cumpram com o combinado – são tudo expectativas.
Suas expectativas atrapalham você. A expectativa de como a sua vida deveria ser só piora as coisas. A idéia de abrir mão de suas expectativas circula a milhares de anos, embora a cultura ocidental não faça tanto isso.
Abra mão de suas expectativas – entre de acordo com a imprevisibilidade da vida.
Nossas mentes adoram prever e planejar tudo o que vai acontecer mas isso é impossível e essas expectativas exercem não só um efeito negativo como nos tornam menos poderosos. Em vez de criar expectativas é muito mais eficaz apenas aceitar as coisas como elas se apresentam, viver o momento presente e solucionar as questões a medida em que forem surgindo.
Não é ser contra o planejamento, mas se agarrar inflexivelmente o plano e todas expectativas embutidas nele é uma receita para o desastre.
A afirmação acima é a afirmação de alguém que não se deixa dominar por ninguém nem por nada. Quando você não nutre expectativas, está vivendo o momento. Não está se preocupando com o futuro e nem rejeitando o passado, está simplesmente abraçando sua situação como ela se apresenta.
Quando aceita tudo, isso não significa que você está feliz com a situação ou concorda com ela, mas apenas que a possui e está se encarregado de resolvê-la.
Em vez de se descabelar porque as coisas não saíram como você queria ou não ocorreram de acordo com suas expectativas, apenas aceite-as como elas são.
Não crie expectativas de vitória ou derrota. Liberte-se do fardo do melodrama das expectativas (se as pessoas gostam ou não gostam de você, se te amam ou não)
Você não vai acreditar o quanto de suas interações com outras pessoas vão melhorar no momento em que abrir mão de suas expectativas.
Esperando nada, aceitando tudo. O que tiver de ser será!
“A verdade é que a maior parte da vida se desenvolverá de acordo com forças muito além do seu controle, independentemente do que sua mente diga sobre isso”
Michael Singer
Como criamos expectativas?
Geralmente, nossas expectativas estão focadas no futuro e envolvem eventos ou pessoas (ou às vezes ambos). Nossa mente não gosta de lidar com a incerteza e cria previsões de como gostaríamos que um acontecimento acontecesse ou que uma pessoa agisse. Existem expectativas que criamos para nós mesmos e expectativas que mantemos para os outros.
À medida que criamos um determinado resultado em nossa mente, atribuímos certos sentimentos a essa expectativa. Quanto mais significativo for um evento ou pessoa, mais fortes sentimentos podemos sentir em relação às nossas previsões.
O que acontece quando nossas expectativas não são realizadas?
Quando nossas previsões se revelam erradas e nossas expectativas não correspondem à realidade, nos sentimos decepcionados, tristes, com raiva, frustrados, ressentidos e infelizes.
Quando criamos expectativas, nos convencemos da importância de certas coisas, que devem acontecer de certas maneiras, mesmo quando essas maneiras específicas têm pouca influência em nossas vidas.
Quando encontramos um resultado diferente do que esperávamos (não é pior do que o que tínhamos em mente, apenas diferente), isso pode nos fazer sentir para baixo. Sentimos que nossos desejos foram negados e não recebemos o que esperávamos.
Dicas de como controlar suas expectativas
As expectativas podem ter um impacto positivo em sua vida. Quanto mais você espera de si mesmo, mais tende a fazer.
No entanto, se você sente que suas expectativas lhe causam grande decepção e frustração quando não são realizadas, você precisa aprender a se entregar e viver de uma forma mais flexível não apenas para se sentir mais feliz, mas também para melhorar sua capacidade de se adaptar e se mover frente.
O processo de abrir mão das expectativas envolve consciência, aceitação, gratidão, atenção plena e liberação de ressentimentos.
1. Consciência
Atenção plena (também chamada de “Presença” ou Mindfulness) é consciência – cultivada através de um foco de atenção prolongado e específico, que é deliberado, voltado ao momento presente e livre de julgamentos.
A atenção plena envolve aceitação, pois exige que você observe seus pensamentos e experiências sem julgá-los bons ou maus. Ela também envolve o reconhecimento e a compreensão das emoções que você está experimentando, sem qualquer julgamento ou culpa.
Quando você pratica permanecer no “sagrado agora”, o futuro cuidará de si da melhor maneira possível.
2. Aceitação
Aceitação significa experimentar a vida do jeito que ela é. É natural que as pessoas aceitem experiências e emoções positivas, resistindo, porém, as negativas. Na maioria das situações da vida, você tem duas opções para escolher: você pode aceitar o que está acontecendo ou resistir / lutar contra isso.
Como Eckhart Tolle explica no seu livro “O poder do Agora”:
“A maior parte do sofrimento humano é desnecessário, ele se forma sozinho, enquanto a mente superficial governa a vida. O sofrimento que sentimos é sempre alguma forma de não aceitação, resistência ao que é.
No nível do pensamento é através do pensamento, no emocional é negatividade. A mente sempre tenta escapar do Agora e quanto mais nos identificamos com ela, mais sofremos. Quanto mais respeitamos e aceitamos o Agora, mais nos livramos do sofrimento e da mente“
Eckhart Tolle
Aceitação não significa sentir-se fraco e desistir. Você ainda pode querer que as coisas sejam diferentes no futuro e tomar medidas para o resultado desejado, mas no momento presente você apenas aceita as coisas como elas são.
Você nunca pode ter controle total sobre o que acontece com você. Você só pode controlar como escolhe responder a cada situação.
3. Gratidão
A prática da gratidão – dedicar um tempo para observar e refletir sobre as coisas e experiências pelas quais você é grato – pode ajudá-lo a valorizar os aspectos positivos de sua vida e a permanecer mais otimista.
Uma das maneiras de praticar a gratidão é escrever de três a cinco coisas pelas quais você se sente grato em seu diário.
A gratidão também o capacita a buscar resultados positivos em qualquer situação. Olhar para um problema de um ângulo de oportunidade potencial pode ajudá-lo a minimizar os sentimentos de ressentimento e decepção
4. Deixar ir ressentimentos
Isso envolve deixar ir toda aquela carga emocional negativa que você acumulou no passado. É justamente essa carga emocional de negatividade que te faz enxergar o futuro como algo ameaçador e negativo – você fica sempre esperando que o pior irá acontecer.
O ressentimento vem de reviver as injustiças do passado, reais ou percebidas. Para lidar com o seu ressentimento, você precisa reconhecer quem ou o que sente ressentimento, por que você sente esse ressentimento, as formas negativas que afetou sua vida e que papel você desempenhou nessas situações.
Depois de digerir as causas e razões para se sentir ressentido, você precisa perdoar as outras pessoas envolvidas (se possível) e seguir em frente. É mais fácil falar do que fazer, mas carregar um fardo extra de ressentimento só vai causar mais dor.
Quanto mais você conseguir ir liberando suas emoções negativas, mais leve e otimista você se sentirá em relação a vida.
Resumindo:
Quanto mais deixarmos nossa mente nos enganar com suas ilusões de controle e de querer adivinhar possíveis cenários no futuro, mais sofrimento geramos a nós mesmo.
Claro, Você ainda pode ter expectativas mas, ao você fazer do agora o foco principal da sua vida, praticando Mindfulness e liberando sua carga emocional negativa do passado, mais relaxado você ficará. Você confiará mais na Vida, confiará que o Universo está te apoiando nos seus objetivos, e que, portanto, sua mente não precisa ficar paranoica – imaginando os piores cenários possíveis. Você não será mais tiranizado por suas expectativas.
Espero que tenha agregado valor com esse artigo! Não deixe de comentar do que achou dessas dicas de como se livrar de suas expectativas! Abraços!
Deixe um comentário