Sabe qual é o segredo da vida? Uma coisa, uma única coisa. Concentre-se nisso e o resto não vale mais nada. Qual a sua única coisa? Você precisa descobrir!
É exatamente sobre como descobrir sua única coisa que o livro “A Única Coisa: O foco pode trazer resultados extraordinários na sua vida” do Gary. W Keller nos mostra.
O autor desse livro, Gary. W Keller, diz que a melhor chance de obter êxito em qualquer coisa que deseja é a partir da simplicidade. Seja simples! Ser simples significa ignorar todas as coisas que você poderia fazer, preocupando-se somente com o que você deve fazer. Uma única coisa é o melhor caminho para você conseguir o que quer.
É sobre reconhecer que nem tudo tem a mesma importância e descobrir as coisas que são mais importantes. É compreender que resultados extraordinários são diretamente determinados por quão específico você pode tornar seu foco.
Muitas pessoas pensam que o caminho inverso – tentar fazer varias coisas de uma vez, de forma espalhada – que é o ideal. Porém, ne verdade, a simplicidade é a solução: fazer poucas coisas, as que mais importam, da melhor forma possível.
Aqueles que se concentram em apenas uma única coisa são os que avançam neste mundo. Ao invés de tentar ir em todas as direções ao mesmo tempo, aponte apenas a uma única direção!
Por isso mesmo, a pergunta mais importante que você deve se fazer é a seguinte: “Qual é a minha única coisa?”
Pode haver apenas uma única coisa mais importante. Muitas coisas podem ser importantes, mas apenas uma pode ser a mais importante.
“Se você persegue dois coelhos ao mesmo, não vai pegar nenhum dos dois”
Provérbio Russo
“Aqueles que se concentram em apenas uma única coisa são os que avançam neste mundo.”
Og Mandino
AS SEIS MENTIRAS QUE SEPARAM VOCÊ DO SUCESSO
As seis mentiras são crenças que assimiladas se tornam princípios operacionais que nos direcionam para o caminho errado. Se pretendemos maximizar nosso potencial, precisamos nos certificar de ter colocado essas mentiras para dormir
Tudo importa igualmente
“As coisas que mais importam nunca devem ficar a mercê de coisas que importam menos”
Johann Wolfgang von Goethe
Nossas vidas são definidas por nossas escolhas, portanto a questão importante é: como fazer boas escolhas?
Nocautear centenas de tarefas implica uma substituição pobre para fazer uma única tarefa que tenha significado. Nem tudo importa igualmente e o sucesso não é um jogo vencido por quem faz mais.
Existe um principio muito importante chamado “O Princípio de Pareto” ou o “Principio 80/20” que afirma que o menor esforço leva aos maiores resultados, ou seja, uma pequena quantidade de causas cria a maioria dos resultados – o investimento correto cria a maioria dos rendimentos e que o esforço seleto cria a maioria das recompensas.
Basicamente: a maioria do que você quer chegará graças a minoria do que você faz. Isso significa que: “nem tudo importa igualmente e que algumas coisas importam mais do que as outras”
Para alcançarmos a simplicidade, precisamos identificar os 20% (o que realmente importa) que estão gerando os 80% dos resultados. Porém, não pare por ai. Desses 20% veja qual é a coisa mais importante, o que é realmente essencial – a Unica Coisa.
Sempre haverá algumas poucas coisas que importam muito mais que o restante e, entre elas, uma será a mais relevante.
Descobrindo qual é a sua única coisa, deixe que apenas ela direcione o seu dia.
Multitarefas
“Fazer duas coisas ao mesmo tempo é não fazer nenhuma delas”
Publilius Syrus
Quando você tenta fazer 2 coisas ao mesmo tempo, ou não dá conta ou faz ambas mal.
O autor sugere evitarmos distrações e nos concentrarmos apenas na nossa única coisa.
Uma vida disciplinada
O autor diz que na verdade não precisamos de mais disciplina do que ja temos e que só precisamos direcioná-la e manejá-la um pouco melhor.
Quando você se disciplina, está na verdade treinando para agir de um modo específico. Mantenha essa ação por certo tempo e ela se tornará rotineira, um hábito. Então, quando você vê pessoas que parecem “disciplinadas” o que elas vendo na verdade, são pessoas que treinaram um punhado de hábitos em suas vidas.
Você não precisa ser uma pessoa disciplinada para ter sucesso. Na verdade, você pode ter sucesso com menos disciplina do que pensa, por um simples motivo: O sucesso se trata apenas de fazer a coisa certa, não de fazer tudo certo.
Então, basicamente, não seja um pessoa disciplinada. Seja uma pessoa de hábitos poderosos e use a disciplina para desenvolvê-los (depois que uma hábito é formado você não precisa exercer disciplina para mantê-lo).
A força de vontade está sempre à disposição
A força de vontade nem sempre está a disposição. Ela é uma força tão importante que precisamos aprender a usá-la de forma correta.
A força de vontade é como a bateria de um celular. Toda manhã você começa com a carga total. Conforme o dia passa, sempre que você a emprega, ela diminui um pouco. Então, conforme a barrinha do celular vai diminuindo, o mesmo acontece com sua determinação e quando ela fica vazia, você já era.
A força de vontade tem uma carga limitada mas pode ser recarregada com um pouco de descanso. Ela é limitada porém renovável. Como seu estoque tem limites, cada atitude que você toma e que dependa do poder de sua força de vontade deve ser bem avaliada.
Você usa um pouco de sua força de vontade toda vez que precisa fazer uma decisão, toda vez que você resiste a algo tentador (por exemplo, quando você resiste a tentação de comer aquela pizza).
A cada dia, sem perceber, embarcamos em todo o tipo de atividade que diminui nossa força de vontade. Ela é exaurida quando tomamos decisões que exigem foco de atenção, supressão de sentimentos e impulsos ou até a modificação de nosso comportamento.
Então, como colocar a força de vontade para funcionar? Pense nela, preste atenção nela, respeite-a. Torne prioritário fazer o que é mais importante quando sua força de vontade estiver no máximo (logo após você acordar). Então, se quiser aproveitar o máximo do seu dia, faça o trabalho mais importante – a única coisa, mais cedo, antes de gastar sua força de vontade.
Aqui está uma lista de coisas que consomem a força de vontade:
- Implementar novos comportamentos
- Filtrar distrações
- Resistir à tentação
- Suprimir emoções
- Restringir a agressividade
- Suprimir impulsos
- Fazer testes
- Tentar impressionar os outros
- Lidar com o medo
- Fazer algo de que não se gosta
- Escolher recompensas de longo prazo em detrimento das de curto prazo
Uma vida balanceada
O autor diz que a busca pelo equilíbrio entre trabalho e a vida, como estamos acostumados a concebê-lo, não é apenas uma proposta prejudicial, é também dolorosa e destrutíva.
O que constrói uma vida de sucesso são três coisas: Propósito, sentido e significado. Porém, tais coisas não se manifestam se vivermos uma vida no meio termo, em equilíbrio. Resultado extraordinários requerem atenção focada e tempo. O tempo gasto com uma coisa significa tempo perdido para outra, o que torna o equilíbrio impossível.
Se você pensa no equilíbrio como o ponto central entre 2 polos, então o desequilíbrio ocorre quando você se afasta desse ponto. Fique muito longe do centro e estará vivendo nos extremos. O problema de viver no centro é que você está impedido de se comprometer com qualquer coisa.
Na tentativa de cuidar de todas as coisas, tudo acaba sendo feito de qualquer jeito. As vezes, isso pode ser bom ou ruim, esse discernimento é a sabedoria.
O motivo pelo qual não deveriamos buscar o equilíbrio é que a mágica nunca acontece no centro. A mágica acontece nos extremos. Buscar uma vida equilibrada significa nunca buscar nada nos extremos.
Porém, buscar os extremos causa todo um conjunto de problemas: quando dedicamos muito de nosso tempo ao trabalho, nossa vida pessoal acaba sofrendo.
O autor sugere substituirmos a palavra “equilíbrio” pela palavra “balanceado”. A ideia de balancear é que você nunca vai longe demais, a ponto de não conseguir encontrar o caminho de volta.
O balanceamento é uma questão de prioridade. Quando você age segundo sua prioridade, fica automaticamente fora de equilíbrio, dando mais tempo para uma coisa em detrimento da outra. O desafio, portanto, não se trata de sair ou não da zona de equilíbrio, o que é necessário é em quanto tempo focar em cada uma das prioridades.
Grande é ruim
Se você teme um grande sucesso, vai evitá-lo ou sabotar seus esforços para alcançá-lo. A ideia do grande gera desconforto para a maioria de nós. Quando conectamos o grande como ruim, o pensar pequeno toma conta e o grandioso nunca tem chance.
Nenhum de nós conhece os próprios limites. Você sabe quais são os seus limites? Não! Ninguém conhece seu teto para conquistas então preocupar-se com isso é perda de tempo.
Pensar grande é essencial para ter resultados extraordinários. As únicas ações que se tornam trampolins para o sucesso são aquelas suscitadas por pensar grande.
Pensar suscita ações e ações determinam resultados: O que você faz durante o seu tempo em que trabalha determina o que você alcança e como o que você faz é determinado pelo que você pensa, se você pensa grande esse será o trampolim que o projetará para o alto.
Por mais de duas décadas, a psicóloga Carol S. Dwick, de Stanford, estudou a ciência de como nossas autoconcepções influenciam nossas atitudes. Seu trabalho oferece um ótimo insight de por que pensar grande é o melhor negócio.
O trabalho de Dwick com crianças revelou dois modos de pensar: o modo “crescente” daquele que geralmente pensa grande e procura crescer e o modo “fixo”, daquele que estipula limites artificiais e evita o fracasso.
Foi descoberto que os “crescentes” são menos propensos a estabelecer limites em suas vidas e mais propensos a alcançar todo seu potencial.
Basicamente então: para ser grande, você tem que pensar grande. Não tenha medo do grande, tenha medo do medíocre, do desperdício e de não viver a vida ao máximo.
Resumindo
- As coisas não possuem o mesmo grau de importância, não tente fazer varias coisas de uma vez só.
- Não gaste sua força de vontade a toa
- A mágica acontece nos extremos e não no equilíbrio
- Pensar grande influencia suas ações, que te levarão ao sucesso
Como saber o que escolher?
Primeiro temos que fazer a pergunta certa. As resposta vêm das perguntas e a qualidade de qualquer resposta é diretamente determinada pela qualidade da questão feita. Faça a pergunta errada e terá a resposta errada. Faça a pergunta certa e terá a resposta certa. Faça a pergunta mais poderosa e terá a resposta mais poderosa.
“Julgue um homem por suas perguntas em vez das respostas”
Voltaire
O autor então, nos passa a pergunta foco, que é a pergunta mais poderosa que você pode fazer a si mesmo:
“Qual é a única coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?”
Ela te ajuda a responder a perguntas “top” (Aonde vou? Qual meu objetivo?) e também te ajuda a responder perguntas de foco simples (o que devo fazer agora, neste momento, para entra no caminho certo?). Ou seja, ela é um mapa para p mais amplo e uma bússola para o seu próximo passo.
- AMPLA: Qual a minha única coisa? (use-a para criar uma visão para sua vida e lhe dar um direcionamento)
- ESPECÍFICA: Qual é a minha única coisa nesse momento? (use-a ao acordar e ao longo do dia, ela te ajuda a encontrar suas necessidades imediatas mais importantes para te conduzirem ao seu objetivo maior)
Para você ter uma vida de maior significado, faça essa pergunta as principais áreas de sua vida, para você começar a fazer o que é mais importante e significativo em cada uma delas.
Como ter resultados extraordinários?
Sua única coisa grande é o seu propósito. Para descobrí-lo, você pode se perguntar:
Qual é a única coisa que posso fazer na minha vida que faria mais sentido para mim e para o mundo, de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?
Já a sua única coisa pequena é a prioridade sobre a qual você atua para conquistar o seu propósito. Sua prioridade é determinada pelo seu propósito.
Uma coisa muito interessante que o autor fala nesse livro é que as pessoas mais produtivas são aquelas que possuem seus propósitos e prioridades bem estabelecidas. E adivinha? São exatamente as pessoas que são mais produtivas que são as mais bem sucedidas!
A produtividade é uma consequência natural de quando você está com seu propósito e prioridade bem definidos! Portanto tenha-os bem estabelecidos. Um bom jeito de fazer isso é a partir do seguinte exercício abaixo. Responda as seguintes perguntas e as escreva em um pedaço de papel (pessoas que escrevem seus objetivos tinham 39,5% mais chances de conquistá-los, de acordo com a pesquisa do Dr. Gail Matthews realizada em 2008).
O poder do propósito
O propósito é o caminho mais direto para o poder, e a principal fonte de força pessoal, força de convicção e perseverança. Conhecer as razões pelas quais você está fazendo algo oferece a inspiração e a motivação para um suor extra.
A receita para resultados extraordinários é saber o que importa para você e tomar doses diárias de atitudes que condizem com isso. Manter-se firme em algo em tempo suficiente para que o sucesso apareça é uma demanda fundamental para alcançar resultados extraordinários.
Viva com prioridade
Viva com propósito e saberá onde quer chegar. Viva com prioridade e saberá o que fazer para chegar lá!
Sem propósito, não importa “o que você vai fazer” pois sempre chegar a lugar nenhum. Mas quando você quer ir a algum lugar específico, existe sempre algo que você “deve fazer”, algo que vai levá-lo aonde você tem que ir.
Propósito sem prioridades não tem poder nenhum. O que você faz em determinado instante define o que você viverá no seguinte.
Não deixe de fazer os exercícios que coloquei nesse artigo! Eles são muito importantes para você alinhar seu propósito com as ações necessárias para chegar até ele!
Espero que tenha agregado valor para você! Se você tiver alguma sugestão de livro de desenvolvimento pessoal ou qualquer outro que tenha te ajudado, comente aqui embaixo! Valeu!
Deixe um comentário