Diversos estudos foram realizados investigando os efeitos da escrita na organização de pensamentos e emoções. O que os resultados demonstraram foram basicamente que: escrever é uma forma de terapia que não custa um centavo, sendo um hábito com muitos benefícios.
Vou deixar aqui o link de um artigo inglês que fala sobre diferentes pesquisas científicas que foram realizadas sobre os benefícios de escrever (Clique aqui!). Vou resumir aqui os principais pontos desse artigo:
O que a pesquisa mostra
O resumo desse artigo que compartilhei diz o seguinte:
“Escrever cuidadosamente sobre eventos traumáticos e incertos do passado, presente e futuro, parece produzir uma variedade de benefícios psicológicos e fisiológicos. Relatos escritos de traumas influenciam positivamente a saúde. Investigações recentes mostram que a descrição explícita de um futuro ideal produz resultados semelhantes. Um grande número de pesquisas conduzidas nos domínios industriais e de negócios também demonstraram que a definição de metas resulta em melhor produtividade e desempenho“
Escrever pode curar o passado
Uma das pesquisas, realizadas por James W Pennebaker em 1986, demonstrou que as narrativas escritas melhoram a saúde física e mental.
Os participantes desse estudo foram solicitados a escrever sobre um evento pessoal traumático (o grupo controle escreveu sobre um tópico trivial) durante cerca de 15 a 30 minutos. Os indivíduos foram instruídos a escrever de forma contínua, sem levar em conta a gramática ou ortografia.
Os indivíduos que foram designados a escrever sobre um evento estressante que ocorreu em suas vidas vivenciaram melhorias na saúde física geral comparado a aqueles que escreveram sobre eventos triviais.
Outros benefícios incluíram diminuição da ansiedade e de pensamentos intrusivos relacionados a depressão, melhoria das notas entre os estudantes e menos consulta com médicos e maior saúde psicológica a longo prazo.
Escrever sobre o futuro e a saúde
Laura king foi uma outra pesquisadora que explorou as potencialidades da escrita- só que agora investigando os benefícios de escrever sobre o futuro (objetivos de vida e ideais), ao invés de experiências traumáticas que ocorreram no passado.
Um grupo de participantes foi engajado na tarefa de escrever sobre seus futuros, usando métodos similares aos descritos anteriormente. Os indivíduos do grupo controle foram solicitados a escreverem sobre seus planos para o dia.
Depois de 3 semanas, foi verificado aqueles que escreveram sobre suas potencialidades (futuro ideal), tiveram resultados maiores na medida de de bem bem estar psicológico.
Foi concluido também que pessoas que conseguem identificar um conjunto de objetivos que representam seus interesses e valores mais profundos são, de fato, capazes de funcionar de maneira efetiva, flexível e integrada em todas as áreas de suas vidas.
Além disso, esclarecer propósito e significado para o futuro ajuda na melhora de emoções positivas, que são associadas ao movimento de ir em direção aos objetivos importantes, reduzindo o medo, que é associado a incerteza e dúvida e que pode ser experimentado como desesperança, desespero e falta de significado.
Tenha o seu próprio diário (Journaling)
Escrever capacita você documentar seus insights, ideias, descobertas, realizações, metas, objetivos, anotar áreas de melhorias, próximos planos etc.
Ela nos ajuda a sair do piloto automático (a mente com os mesmos padrões de pensamentos e reações emocionais) e a organizar e estruturar nossos pensamentos inquietos e ansiosos.
Ela nos faz ter um momento de pausa, para pensarmos e refletirmos sobre as nossas prioridades e verificarmos se estamos alinhadas com elas, sendo este, um dos maiores desafios dos nossos dias agitados.
Uma forma muito legal de você começar a praticar o hábito da escrita é você ter o seu próprio diário pessoal.
Os princípais benefícios de se manter um diário são:
Obter clareza: O processo de tirar os seus pensamentos da cabeça e colocá-los por escrito traz esse importante momento de reflexão e – sobre sua sua situação, sobre sua vida, seus problemas.
Esse processo traz clareza, direcionamento e te ajuda na solução dos seus problemas. É como se o caos mental ganhasse uma espécie de ordem ao realizarmos tal exercício.
Capturar ideias: Ajuda você a expandir suas ideias como também previne que você perca ideias importantes das quais pode querer agir no futuro.
Não se trata de escrever o que aconteceu no dia, como a maior parte das pessoas pensa, mas usar a escrita para nos ajudar no caminho do desenvolvimento profissional e pessoal!
O que escrever?

No seu diário, você pode escrever muitas coisas como:
- Sua lista de manifestação – objetivos, metas que você quer realizar
- Sua visão de vida ideal e um plano de ação para chegar a essa visão
- Lista de prioridades (escrever quais são as coisas que mais importam na sua vida para você não ficar se importando demais com qualquer coisa)
- Seus valores
- Seu inventário moral (seus pontos fracos – áreas de melhorias e suas virtudes)
- Ideias, insights e aprendizados
- Expressar gratidão (escrever coisas pelas quais vocês é grato na sua vida)
- Escrever sobre suas emoções e sentimentos difíceis
- Perguntas de autoconhecimento: O que me acalma? O que eu gostaria de dizer para o meu eu mais novo? O que eu posso fazer hoje que não podia no passado? Quais são meus pontos fortes? Quais são minhas fraquezas? De que forma eu posso ajudar as pessoas? Quais hábitos gostaria de trazer a minha vida? Como eu posso me abrir mais aos outros? O que mais te motiva na vida? O que me fortalece e nutre meu espirito? O que me drena?
Como vocês puderam ver, vale muito a pena incorporar o hábito da escrita na sua vida! É muito legal ter o seu próprio caderno/diário de evolução, na qual você pode anotar tantas coisas a respeito do seu mundo interno e externo.
Vou deixar aqui um link de um diário pessoal de couro top pra você comprar na Amazon. (Clique aqui)
Espero que tenha agregado valor com esse artigo! Tamo junto!
Deixe um comentário