Sua realidade é um resultado de quem você é, do seu estado de ser (como você pensa, age e sente).
Você não pode mudar e criar uma nova realidade sendo a mesma pessoa de sempre.
Você acha que todo o dia é um novo dia mas não. Basicamente, nos habituamos a ter os mesmos pensamentos, emoções e atitudes. Como é possível mudar dessa forma?
O Dr Joe Dispenza no seu livro “Quebrando o hábito de ser você mesmo” diz sabiamente que:
“O problema é que somos viciados em ser quem somos. O maior hábito que você pode quebrar é o hábito de ser você mesmo.”
Joe Dispenza
O primeiro passa compreendermos o processo de como criar uma nova realidade é entendermos a respeito das programações e condicionamentos sociais e como eles operam na sua vida.
São exatamente eles que estão te mantendo preso ao passado e, consequentemente, na mesma realidade de sempre.
Basicamente, a maioria das coisas que pensamos, acreditamos e internalizamos sobre nós mesmos e sobre o mundo vieram através dos condicionamentos sociais.
Tais programações ou condicionamentos vieram do seu passado, principalmente na época que você era criança.
Esses condicionamentos vieram de seus pais, irmãos, amigos, mídia, professores, familiares, figuras de autoridade etc.
Tais condicionamentos formam a chamada mente condicionada. A mente condicionada é uma série de respostas automáticas e inconscientes que acabam nos conduzindo pela vida, de acordo com nossa programação adquirida no passado.
A mente condicionada consiste em hábitos mentais (padrões de pensamentos e reações emocionais) que nos fazem agir sempre da mesma forma. Com isso, a pessoa se mantém presa a mesma realidade.
Dr. Joe Dispenza continua e diz:
“Porque nossa maneira de pensar sentir e nos comportar é em essência a nossa personalidade e a nossa personalidade cria a nossa realidade pessoal. Portanto para criar uma nova realidade pessoa, uma vida nova, devemos criar uma nova personalidade, devemos nos tornar outra pessoa.“
Portanto, se você quer ter uma realidade pessoal nova, o segredo é começar a observar todos os aspectos da sua atual personalidade.
Dado que a sua personalidade envolve como você pensa, age e sente, você deve prestar atenção aos seus pensamentos inconscientes, reflexos e reações emocionais automáticos e coloca-los sob observação e determinar se são legítimos e se quer continuar com eles.
Basicamente a chave para a todo e qualquer tipo de transformação é a luz da sua consciência. Você não pode transformar um padrão automático e inconsciente sem estar, primeiramente, consciente dele.
Eckhart Tolle, no seu livro “Novo Mundo” descreve esse processo da seguinte forma:
Quando você descobre a inconsciência em si próprio, aquilo que torna o reconhecimento possível é o surgimento da consciência, é o despertar. Reconhecer a própria loucura marca, obviamente o surgimento da sanidade, o início da cura e da transcendência
Com essa conscientização, podemos agora escolher nos dissociar, ou seja, escolher proativamente (e não reativamente, na impulsividade) uma nova forma de agir. Só assim podemos mudar!
A meditação ajuda muito nisso, pois a essência da meditação é justamente desautomatizar o ser humano.
O verdadeiro propósito da meditação é ir além da mente analítica e acessar a mente subconsciente (onde nossas programações se encontram), de modo que mudanças reais e permanentes possam ocorrer.
A Mudança Depende de Você
Se você não assumir a responsabilidade pela maneira como pensa, age e sente, você vai ser como se fosse uma folha no vento, uma vítima de suas circunstâncias e condicionamentos, um espectador e não um protagonista da sua vida.
No seu livro “Mais Esperto que o Diabo”, Napoleon Hill, autor de uma série de livros sobre a filosofia do sucesso e do fracasso pessoal, recebe a seguinte resposta do Diabo (a energia negativa que é responsável pelo fracasso e miséria das pessoas) quando perguntou para ele se a predestinação é verdadeira ou não:
“Enfaticamente: não! Cada ser humano possui uma ampla gama de
Diabo
escolhas, tanto para os seus pensamentos quanto para as suas ações. Cada ser humano pode usar o seu cérebro para a recepção e para a expressão de pensamentos positivos, ou pode usá-lo para expressar pensamentos negativos. A sua escolha nesse assunto tão importante molda toda a sua vida“
Basicamente, o processo para você criar uma nova realidade é esse:
Essa mudança acarretará desconforto, esforço e períodos de dúvida e incertezas, afinal, você está deixando ir a sua atual identidade em direção a um novo eu. Mas pode ter certeza que é a maior das liberdades!
Juntamente com esse exercício de observação (dos seus padrões de pensamentos repetitivos e reações emocionais) escolha novos pensamentos, faça novas coisas, incorpore novos hábitos mentais, novos hábitos saudáveis (meditação, leitura, exercícios físicos, yoga, etc.
É extremamente importante você escrever num papel a visão da vida que você quer ter e de quem você precisa ser para ter tal vida e manter todas as suas escolhas e ações alinhadas com tal visão!
Espero que esse artigo tenha ajudado! Comece a botar em prática tudo isso que falei! Abraços e muita luz a você!
Vou deixar também aqui o link do livro do Dr. Joe Dispenza caso você queira comprar. Valeu muito a pena!
Deixe um comentário