O tema desse artigo veio do livro “Milagre da Manhã” do Hal Elrod. Nele o autor comenta bastante sobre a triste realidade da maioria das pessoas: Que elas vivem uma vida medíocre, de luta e totalmente abaixo de seus potenciais.
Ele constata a realidade que a maioria da sociedade jamais criará e viverá a vida de seus sonhos.
É justamente por isso que temos que abraçar o fato de que se não nos comprometermos a pensar e viver de um modo diferente da maioria das pessoas agora, estaremos nos preparando para suportar uma vida de mediocridade, dificuldades, fracassos e remorsos – justo como a maioria dos indivíduos. Isso inclui seus próprios amigos, familiares e colegas.
Embora você possa sobreviver em uma vida medíocre, você nunca terá sucesso. Você sempre estará entre os demais e nada em você será excepcional. Se você é ambicioso e realmente deseja causar um impacto no mundo, nunca deve viver sua vida dessa maneira.
Todos as pessoas falam que querem sucesso, dinheiro, a vida dos sonhos – mas a verdade é que a maioria das pessoas não fazem nada para que essas coisas aconteçam.
Elas dizem que querem um sucesso nível 10 mas o seus níveis de desenvolvimento pessoal (crenças, autodomínio, sabedoria, etc) são nota 3.
O livro Milagre da Manhã parte da premissa que o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que se torna. Isso significa que o nosso mundo exterior sempre será um reflexo do nosso mundo interior.
Você não atrai o que você quer, você atrai o que você é!
Nosso nível de sucesso sempre será um paralelo com o nosso desenvolvimento pessoal.
Infelizmente, a maioria das pessoas não fazem do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal uma prioridade em suas vidas, e é justamente por isso que não conseguem atrair o sucesso que tanto desejam.
Agora, vamos definir o que significa realmente a mediocridade. Basicamente é você contentar-se com menos do que você é capaz.
Ser medíocre significa – consciente ou inconscientemente – ser o mesmo que você sempre foi. Mediocridade não tem nada a ver com quem você se compara, é apenas um resultado de você não assumir o compromisso de aprender, crescer e melhorar a si mesmo continuamente.
No livro ““Antes de partir: Os 5 principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer” a enfermeira Bronnie Ware identificou os 5 maiores arrependimentos que as pessoas têm nas suas vidas. Sabe qual era o principal deles?
“Gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim“
Aqui vão mais duas frases que vão te fazer refletir sobre a forma como você está vivendo sua vida:
“Uma das coisas mais tristes na vida é chegar ao fim e olhar para trás com remorso, sabendo que você poderia ter sido, feito e tido muito mais.”
Robin Sharma
“A história da raça humana é a história de homens e mulheres se subestimando.”
Abraham Maslow
Características da Mediocridade
Zona de conforto: Se acostumou com o trivial, o comum, sempre indo pelo caminho de menor resistência, nunca se arriscando e tentando novas coisas que poderiam transformar sua vida (medo do deseconhecido). É aquela pessoa que pensa, age e sente sempre da mesma forma.
Apático e sem vitalidade: É uma pessoa sem brilho nas pupílas, sem entusiasmo, sem motivação para realizar nada, que se conformou em fazer sempre o mesmo.
Não sabe quem ele é e nem o que valoriza: É uma pessoa que não conhece a si mesma, que nunca separou um tempo para se conhecer a fundo, para descobrir sua essência. Não sabe quais são os seus valores, seus objetivos, para onde está indo e continua sem se preocupar com isso, como se isso fosse um “perda de tempo”
Preso as mesmas ideias: Tem uma mente fechada. Acha que já sabe de tudo sobre a vida e já tirou conclusões a respeito de tudo. Ela se protege e evita a mudança buscando a segurança por meio de suas crenças. Ela evita qualquer coisa que possa desafiar suas crenças e sua visão de mundo.
Sem autodomínio: Geralmente é uma pessoa totalmente sem centro, manipulável, passiva, que não tem limites pessoais e que não tem controle nenhum sobre o seu mundo interno. É incrivelmente reativa e deixa que as circunstâncias externas e outras pessoas influenciem o seu estado emocional.
Entretenimento excessivo: Vivem uma vida de distrações e prazeres de curta duração, com objetivo de permanecerem inconscientes da situação de suas vidas e de como estão totalmente desalinhadas de seu potencial. Isso pode ser dar de muitas maneiras, como ver Tv em excesso, vício em masturbação e pornografia, vício e distúrbios alimentares, uso de drogas, distrações em mídias sociais, etc.
Maria vai com as outras: Sempre faz e segue os que todos os outros estão fazendo, tentando pertencer para ser aceito. Porém, se você quer realmente ter sucesso e viver autenticamente, é necessário rejeitar a opinião comum e traçar seu próprio caminho. Em alguns casos, você deve rejeitar totalmente o caminho que o ambiente o incentiva a seguir. Robert Frost nos incentiva a seguir a estrada menos percorrida, pois ela fará toda a diferença.
Falta de responsabilidade: Põem sempre a culpa do problema ou de sua ineficiência nas situações ou outras pessoas. São presos ao passado, ao que aconteceu e não conseguem assumir a responsabilidade de saírem daquele estado e mudarem suas vidas.
Falta de iniciativa: Para o medíocre nada novo pode dar certo; essa é uma das desculpas mais fáceis para não se fazer nada. Já desistem e aceitam a derrota antes mesmo de começar ou tentar algo novo.
Pessimismo: Focam sempre no negativo, nos obstáculos, nas dificuldades. Não conseguem enxergar a oportunidade de crescimento que é sempre disponível, em todas as coisas.
Detesta Mudanças: “Nasceu assim, viveu assim e morrerá assim”. Ele acha que pelo fato de sempre ter feito as coisas de uma determinada forma, que não há outra forma, que aquela maneira é a única possível.
Não se recicla: É um dinossauro, fala se veste e trabalha do mesmo modo há 30 anos.
As causas da mediocridade
Acreditamos que somos o nosso passado:
Acreditamos, de maneira errada, que quem fomos é quem somos e isso limita o nosso potencial verdadeiro no presente, baseado nas limitações do passado.
As pesquisas mostram que uma pessoa média tem cerca de 50 a 60 mil pensamentos por dia, e que cerca de 95% desses pensamentos são os mesmos de ontem. Na verdade são os mesmos de sempre!
O pensamento nada mais é do que a reciclagem de informações que você coletou, com base nas suas experiências passadas (que se armazenam na forma de memória).
A memória é como um computador, completamente sem vida. A memória é morta, você pelo contrário, é vivo, é existencial.
A mente, condicionada como ela é pelo passado, sempre busca recriar o que conhece e com o que está familiarizada, mesmo que seja doloroso, pelo menos é familiar. A mente sempre se apega ao que é familiar.
Você acha que está fazendo escolhas mas na verdade, a todo momento, está recriando o seu passado, pois está sempre pensando, agindo e sentindo das mesmas maneiras, de acordo com o condicionamento da sua mente.
Só podemos dizer que escolhemos algo quando estamos presentes. A escolha começa quando nos desidentificamos de nossas mentes e de seus padrões condicionados.
Nada realmente novo e criativo pode acontecer nesse mundo a não ser através desse espaço, de infinitas possibilidades, que é o momento presente!
Por isso a importância de você respeitar o momento presente e fazer suas ações com o máximo de consciência possível. Faça do momento presente o foco da sua vida!
Não acredite nos seus pensamentos! Não acredite em tudo o que sua mente te joga! Comece a questioná-los!
Comece a perceber com que frequência sua mente está no passado ou no futuro, em devaneios, e escolha voltar sua atenção ao que você está fazendo naquele momento.
É por isso que eu sempre falo sobre a NECESSIDADE da meditação! Você aprende a não se identificar com seus pensamentos e começa a perceber que eles não te definem, que são apenas pensamentos, mas não VOCÊ!
Falta de propósito:
Se você perguntar para uma pessoa qualquer “Qual é o seu propósito?”, receberá provavelmente um olhar engraçado ou uma resposta do tipo “Eu não sei!”
A pessoa média não consegue articular o seu propósito de vida, não tem um motivo para acordar e um senso de missão dentro dela.
Em vez disso, a pessoa média leva um dia de cada vez e não tem um propósito maior do que meramente sobreviver.
A maioria dos seres humanos só se concentram em passar o dia, seguindo o caminho de menor resistência e ir atrás de prazeres breves e de curto prazo, enquanto evita qualquer desconforto para crescer.
O segredo para superar a mediocridade é viver uma vida com propósito! Ele pode ser qualquer um que você quiser. Você que é o criador da sua vida!
Também ele não precisa ser algo definitivo!, você pode muda-lo a qualquer momento, dependendo de onde você esteja na sua jornada. A medida em que você for crescendo e evoluindo, o mesmo acontecerá com o seu propósito.
Comece a investigar sobre o que o seu propósito poderia ser, sobre o seu chamado interior mais profundo e comece a integrá-lo na sua vida.
Falta de Urgência em Crescer:
A maioria das pessoas não possui nenhum senso de urgência para melhorarem a si mesmas para que possam melhorar as suas vidas. É da natureza humana viver em um estado mental de “algum dia” e pensar que a vida se resolvera por si mesma.
Porém, esse estado mental de algum dia é perpétuo e leva a uma vida inteira de procrastinação, potencial não atingido e remorso.
Lembre-se sempre dessa verdade: O agora importa mais do que qualquer outro momento, pois é o que você está fazendo hoje que está determinando quem você está se tornando e quem você está se tornando sempre determinará a qualidade e direção de sua vida.
Portanto assuma esse compromisso de VIVER UMA VIDA ÉPICA, para que eu não me arrependa no meu leito de morte, e faça dele uma prioridade!
Faça essa decisão AGORA, de não aceitar a mediocridade para si mesmo
Circulo de influências medíocre:
Pesquisas mostram que nos tornamos como a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo. Com que você passa o seu tempo pode ser o fator mais determinante da pessoa em quem você se tornará e de sua qualidade de vida.
Se você está cercado de pessoas preguiçosas, de mente fraca e que dão desculpa, inevitavelmente se tornará como elas.
Passe seu tempo com indivíduos que são realizadores de sucesso e positivos e, inevitavelmente, as atitudes e os hábitos de sucesso deles serão refletidos em você.
Se a maioria das pessoas com quem você se associa estão constantemente reclamando e se concentrando no lado negativo da vida, as possibilidades são de que você também estará.
Se seus amigos não estão se esforçando para melhorar suas vidas, eles não vão desafiá-lo ou inspirá-lo a fazer melhor.
Infelizmente, haverá muitos tentando progredir na vida mas sendo puxados para baixo por aqueles ao seu redor. Isso pode ser especialmente dificil quando essas pessoas são a sua própria família. Você deve ser forte e se assegurar de passar menos tempo com os que não o encorajam e desafiam a ser o melhor que pode ser.
Existe uma frase que diz o seguinte: “A miséria ama companhia”. Não deixe que os medos, as inseguranças e crenças limitadoras dos outros limites o que é possível para você.
Faça esse comprometimento de proativamente e continuamente melhorar o seu círculo de influências.
Procure também por mentores, pessoas exemplares que chegaram onde você quer chegar e comece a passar mais tempo com elas. Não é necessário encontrá-lo pessoalmente, mas você pode ler livros, vídeos e fazer cursos dessa pessoa.
Falta de desenvolvimento pessoal
O livro “Milagre da Manhã” basicamente diz que nossos níveis de sucesso raramente excederão nosso nível de desenvolvimento pessoal, porque o sucesso é algo que atraímos por quem nos tornamos.
Em outras palavras, seu nível de sucesso, em todas as áreas da vida, raramente excederá e, geralmente, se iguala, ao seu nível de desenvolvimento pessoal (por exemplo, seu conhecimento, habilidades, crenças, hábitos etc)
Como assumir o controle da sua vida?
- Tenha a sua própria visão e definição de sucesso: A sua definição de sucesso não é a mesma que a da sociedade! Ela pode ser totalmente diferente da visão de sucesso que os seus amigos e familiares tem. Identifique como seria sua vida ideal, como seria a sua melhor versão e comece a agir com base nessa referência!
- Observe seus pensamentos, seu diálogo interior: Como é a forma que você fala consigo mesmo? Cada um de nós possui um diálogo interno que ocorre dentro de nossas cabeças, quase sem parar. Grande parte dele é inconsciente, ou seja, não escolhemos conscientemente o diálogo. Em vez disso, permitimos que nossas experiências passadas, fiquem se repetindo e influenciando nossas decisões e comportamentos. Por isso é essencial você assumir o controle disso, e eu diria que a melhor forma de se fazer isso é através da meditação!
- Escolha o positivo e evite o negativo: Escolha o alinhamento com princípios positivos, que são benéficos a vida, que nutrem, que inspiram e dão poder. Você sempre tem a seguinte escolha: Escolher o positivo, que te deixará mais perto de seus sonhos e de quem você quer ser ou o negativo, que te afastara e te desviara do seu percurso. Fique consciente de suas escolhas!
- Sair da zona de conforto / Ser corajoso: O crescimento só acontece fora de sua zona de conforto. O que não te desafia não te transforma! Como você espera mudar sempre ficando no familiar e fazendo sempre as mesmas coisas, que até agora não produziram os resultados que você queria?
- Comprometimento e alinhamento a sua visão: Sempre faça as coisas com a intenção de chegar cada vez mais perto de sua visão. Comprometa-se com a sua própria vida! Jogue para ganhar e não para perder!
- Identificar seus valores: O que você realmente valoriza nessa vida? É muito importante você identificar os seus valores. Sem isso, você não identificou suas prioridades e o que realmente é importante para você e como consequência, vai ficar totalmente perdido, sendo facilmente influenciado por tudo e por todos.
- Responsabilidade total: Se você não fizer nada para mudar sua vida, ela não mudará! Ninguém virá te salvar! Ninguém te deve o preenchimento de seus desejos. Reconheça que outros seres humanos não são seus servos e que eles não existem para satisfazerem suas necessidades. Além disso, a mentalidade de vítima não te serve para nada! Ela te prende ao passado, fazendo com que você abdique de todo o seu poder, como se você não pudesse fazer nada para melhorar a sua situação! Saia dessa!
- Viver com propósito: Viver com propósito significa tomar responsabilidade para gerar as ações que atingirão meus objetivos. Significa usar seus poderes para a obtenção dos objetivos que você selecionar. Viver sem propósito é viver ao acaso. Você tem que ser proativo, pois se você não fizer algo, nada na sua vida mudará! Viver com propósito é estar preocupado com as seguintes questões: “O que eu estou tentando atingir?”; “Como eu estou tentando atingir isso?”; “Por que eu acho que esses meios são os apropriados?”; “O feedback do ambiente está me dizendo que eu estou tendo sucesso ou falhando?”; “Eu preciso fazer ajustes no meu curso ou correções?”
- Identificar o que é importante e dispensar o resto: Uma das grandes causas das pessoas não seguirem seus sonhos e viverem uma vida inautêntica é o medo da opinião das outras pessoas. Precisamos aprender a gastar menos tempo e energia tentando conquistar outras pessoas, tentando fazer com que gostem de nós e focar totalmente em nós mesmos! Uma das melhores soluções para você parar de se preocupar tanto com os outros é ter sues valores, objetivos e propósito bem estabelecidos. Quando você está comprometido com algo que é maior que seus problemas, seus problemas tornam-se insignificantes perto dele.
- Foque no longo prazo e não no curto prazo: Os objetivos mais compensadores e que trazem a maior realização são os de longo prazo. Cuidado com o excesso de distrações de prazeres de curto prazo, como os que eu citei anteriormente. Tem uma frase do Tony Robbins que diz o seguinte: Decidir comprometer-se com resultados de longo prazo ao invés de reparos a curto prazo é tão importante quanto qualquer decisão que você fará em toda a sua vida.
Basicamente, A cada dia que acordamos, deparamos com o mesmo desafio universal: superar a mediocridade e viver o nosso pleno potencial
Isso é o maior desafio da história humana – elevarmo-nos acima de nossas desculpas, fazer o que é certo, dar o nosso melhor e criar a vida nível 10 que de fato desejamos, aquela sem limites, a que tão poucas pessoas vivem.
A imagem acima demonstra essas duas opções que temos – a opção da inautenticidade, que é o caminho da maioria das pessoas e a opção da vida autêntica, criada proativamente a partir dos nossos próprios termos.
Escolha todos os dias se mover em direção a autenticidade!
Espero que esse post tenha agregado valor na sua vida! Se esse conteúdo foi útil, não deixe de comentar aqui o seu principal aprendizado ou qualquer outra reflexão que você queira registrar aqui! Abraços e tudo de bom!
Deixe um comentário