A projeção faz a percepção. O mundo que vês é o que deste ao mundo, nada mais do que isso. Mas embora não seja mais do que isso, não é menos. Portanto, é importante para ti. Ele é a testemunha do teu estado mental, o retrato externo de uma condição interna. Como um homem pensa, assim ele percebe. Portanto, não busques mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo.
Um curso em milagres
Você já ouviu aquela frase: “Não importa onde você vai, você estará lá”? Basicamente essa frase significa que não importa o lugar onde você esteja, a sua mente estará lá com você, sua mente sempre te seguirá.
Tá mais e daí? E daí que isso é a coisa mais importante que você poderia descobrir!
Você finalmente entende que não são as coisas externas que necessitam de mudanças, mas que sua própria mente precisa passar por uma transformação.
Nós sempre pensamos que temos que ir a algum outro lugar, fazer algo, atingir um objetivo para finalmente, então, sermos felizes.
O que acontece é que quando aquilo finalmente acontece, nossa mente ainda é a mesma mente de antes, apenas estamos em outro lugar.
Você pode até tirar suas tão desejadas férias mas sua mente ainda pode estar reclamando do seu trabalho ou com raiva de alguém.
Você mora na sua mente, não na sua casa. Sua mente esta dentro de você e independente do lugar onde você esteja, essa mesma mente irá criar o mesmo tipo de mundo ao redor de você.
Basicamente, problema básico que enfrentamos é sobre como transformar uma mente cheia de pensamentos e emoções negativas – ganância, raiva, inveja, ansiedade em uma mente mais pacifica e cordial, com a qual seja um prazer a todo mundo (inclusive para nós mesmos).
É importantíssimo esse entendimento de que os objetos e situações externas não criam a nossa felicidade. A felicidade obtida por meio de prazeres, bens materiais não é genuina e nem duradoura.
Se quisermos descobrir um senso duradouro de paz, contentamento e bem estar, precisamos aprender a repousar a mente, de encontrar um lugar em nós onde a mente esta tranquila com ela mesma.
Parece algo fácil mas é uma jornada para a vida inteira, não existe um ponto em que você chega e fala “terminei, blz”. O que realmente queremos é a liberdade e não ser escravos da mente.
Melhor do que procurar e buscar a felicidade é achar a liberdade da mente! Você tem que parar de procurar a felicidade fora de si e ficar mais a vontade com a mente como ela é.
Derramamos o tempo todo muito lixo na nossa mente, quando consideramos a quantidade de coisas que consumimos – televisão, filmes, revistas, jornais etc. Nós nunca tiramos um tempo para esvazia-la.
Lá dentro é como se fosse uma grande fossa de lixo. Pense nisso, todo esse lixo é colocado dentro de nós e nunca tiramos tempo para limpa-lo, ele fica lá!
A principio toda a questão da meditação se trata disso, são formas de se aprender a limpar a mente, porque se limparmos as janelas um pouco, vamos nos sentindo cada vez mais leves!
Portanto, nosso sofrimento não depende tanto do que esta acontecendo lá fora, na verdade depende da nossa propria mente e das nossas reações ao que esta acontecendo lá fora.
Enquanto nós não lidarmos com a disfunção básica da mente e o apego ao passado e ao futuro e a negação do presente, os nossos problemas apenas mudarão de figura.
Pode ter certeza que se todos os nossos problemas ou causas do sofrimento ou infelicidade fossem milagrosamente resolvidos nos no dia de hoje, sem que nos tornássemos mais presentes e conscientes, logo nos veríamos com outro conjuntos de problemas, como se uma sombra nos seguisse.
Então, o que buscamos é um estado de consciência livre, absolutamente livre da negatividade, e é justamente como chegar a esse estado que todos os ensinamentos espirituais apontam.
Jetsunma Tenzin Palmo no seu livro “No Coração da Vida” diz:
“Nossa mente, com seu fluxo incessante de pensamentos, memórias, opiniões, esperanças, medos, é a nossa companheira constante, da qual não conseguimos escapar mesmo em sonho. Assim faz sentido cultivar, para a nossa jornada, uma companheira de viagem que valha a pena.“
Está começando a entender por que a meditação é uma das coisas mais importantes que você poderia fazer na sua vida?
Portanto: Cuide de sua mente! Você mora nela!
Deixe um comentário