É muito importante saber identificar qualquer sinal de abuso psicológico. Ser vítima de abuso psicológico é uma crueldade absurda, pode trazer sérias consequências e pode, inclusive, acabar com sua vida!
Existem muitas pessoas inconscientes nesse mundo, quase que robôs, psicopatas que só sabem ferir as outras pessoas e não tem nenhum senso de empatia e respeito pela humanidade.
A única função dessas pessoas é causar dor e espalhar sofrimento pelo mundo, perpetuando o ciclo de miséria que é espalhado de geração em geração.
Você tem que ficar muito atento às pessoas que te rodeiam e notar qualquer sinal que esteja te prejudicando. E isso pode ser difícil de identificar, pois achamos que aquele é o jeito da pessoa, que ela é assim e que é normal. Porém, não é normal!
Não deixe de conferir o vídeo que eu fiz sobre esse assunto no meu canal:
Existem várias formas de abuso psicológico, ou seja, qualquer conduta que lhe cause dano emocional, diminuição da autoestima, que vise degradar ou controlar suas ações e comportamentos por meio de ameaças, chantagens, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, insulto, ridicularização etc.
Tudo que te deixa com complexo de inferioridade é abuso psicológico. Não aceite nenhum tipo de comportamento prejudicial a você. Tenha amor por si mesmo! Tenha compaixão por si mesmo. Você não merece ser tratado mal! Tenha respeito por seu ser!
Por isso, é muito importante você aprender a estabelecer os seus limites pessoais, do tipo de comportamento vindo de outras pessoas que você aceitará ou não.
Se você continuar permitindo que uma pessoa te trate mal, ela continuará fazendo isso! Você precisa estabelecer seus limites e traçar uma barreira pessoal de que você não vai tolerar aquele tipo de comportamento.
Vou dizer algo que talvez doa, mas a “culpa” por você estar sendo tratado mal é mais sua do que a do agressor, pois é você que está permitindo ele continuar agindo daquela forma!
Você não é o saco de pancadas de outra pessoa! Mude seu comportamento, não tolere pessoas assim. Se afaste, tome alguma ação. O importante é você fazer algo a respeito disso, e não continuar sendo uma vítima!
Existem muitas formas de abusos psicológicos. Falarei aqui de 2 que são muito comuns, pra você ficar atento a qualquer um desses sinais:
Narcisistas
São pessoas que nunca estão erradas. Não adianta você tentar discutir com narcisistas, a discussão nunca acaba até que você se sinta errado ou culpado, que você se sinta mal constrangido e humilhado.
Meu conselho é que quando você se deparar com uma pessoa narcisista, se afaste imediatamente. Narcisistas têm a necessidade de serem reconhecidos pelos outros, desqualificam o que o outro faz, são perfeccionistas, não admitem a derrota, sempre tiram vantagem das relações, gostam de humilhar os outros etc.
Gaslighting
Esse termo veio do filme Gaslight, estrelado por Ingrid Bergman. No longa, a personagem sofre nas mãos do marido, que chega a diminuir a luz e o gás da casa deles para fazê-la questionar a própria sanidade mental.
É uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, omitidas para favorecer o abusador, ou que são simplesmente inventadas com a intenção da vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.
A vítima começa a questionar e duvidar de seus próprios sentimentos, sanidade. Uma vez que o agressor tenha conseguido fazer a vítima duvidar de sua própria sanidade, ele passa a controlá-la e a vítima fica totalmente dependente do agressor.
Por isso muitos casos de homens que batem em mulheres e elas simplesmente não conseguem sair daquela relação, elas começam até a inventar que seu parceiro é uma pessoa boa, que fez de tudo para ela, mesmo que ela esteja sendo abusada todos os dias! Isso é gravíssimo!
Geralmente esses abusos acontecem de forma gradual, de forma que você nem perceba. Portanto, fique muito atento a esses sinais.
Minha mensagem final é: Se valorize, respeite seu próprio ser! Você é a pessoa mais importante do mundo! É a sua vida!
Não tolere nada que te faça mal!
Deixe um comentário